Ao contrário da opinião geral, Ìpín e àyànmó (os dois maiores constituintes do destino do homem) podem não significar a mesma coisa, se levarmos em conta sua tradução linear.
Ìpín pode ser definido como as coisas que o viajante à Terra escolhe como intenção (objetivo), incluindo suas vontades, no Mercado de Ojùgbòròmekùn baseado nas experiências daqueles que voltaram da Terra, consultas à Ifá, e outros fatores complexos. Essa pessoa, ao escolher seu Orí e Ìwá está sujeita ao ataque de forças negativas em Ìrònà e ser capaz de chegar à Terra com todas as coisas boas é consequência de seu acordo em oferecer sacrifício quando foi pedido. Em outras palavras, desde que o homem é espiritualmente consciente, sua escolha de Orí, Ìwá e sua sustentação pode ser dito que é mais baseada em intuição do que em sorte.
Por outro lado, Àyànmó pode ser definido como as coisas que Olódùmarè escolhe no Céu para as pessoas fazerem na Terra (missão). Embora essas pessoas escolham seus destinos, elas são escolhidas para desempenhar certas funções na Terra. Essas missões específicas para as quais estão indo à Terra cumprir, podem ser consideradas parte do plano de Olódùmarè. Em outras palavras, a razão para sua criação é cumprir funçoes específicas contidas na palavra de Deus (Ifá) etambém ter seu Orí como destino. Ifá, a palavra de Olódùmarè é livre do ataque da bruxas em Ìrònà e, portanto, as coisas que Deus deu como missão para os escolhidos, chegarão à Terra intocadas. Essa deve ser a razão para essa música em Eji Ogbé:
Orí ló mìjà jù wón ò
Orí ló mìjà
Eni Orí dá
Kó láfarawé ò
Orí ló mìjà.
Orí é aquele que pode conquistar todos eles
É o Orí que pode conquistar
A pessoa que o Orí criou (considere ‘a pessoa que Ifá criou’)
É incomparável perante aos outros
Orí é aquele que pode conquistar.
Por exemplo, Ògbóni, Egúngún, Òsóòsi, etc., foram enviados por Olódùmarè (pelas palavras de Ifá), para certos casos baeados em situações específicas no tempo em que vieram. Eles podem ser considerados que vieram sob Àyànmó. Essas missões que eles realizaram na Terra em muitos casos são marcos. Na maioria deles, Òrúnmìlà ( que também pode ser dito que veio sob Àyànmó) costumava ser aquele que pedia por esses seres quando havia necessidade.
Satisfação com o Orí escolhido (ou destino).
SBORU ABOYE
ASE EDUMARE