CRIAÇÃO DO HOMEM

Olodumare queria fazer o primeiro ser vivo. Antes de criar o primeiro ser humano de barro, fez várias tentativas com madeira, pedra, água, fogo e ar.
Ele pediu a um dos 16 Odu, à Yia-mi ou a um dos 400 irunmole, que trouxesse uma matéria-prima para a fabricação do ser vivo. Todos se recusaram a buscar, menos Iku que na época ainda não era a representação da morte. Iku desceu à Terra (aiye) e pegou o barro, a lama, para fabricação do primeiro ser vivo. Ao chegar ao orun, Oludumare pediu a Iku que modelasse o primeiro ser vivo. O mesmo fez Oludumare mascou o obi e deu-lhe o fôlego, o ar a respiração.
Pediu a Olokun que lhe desse o líquido do corpo, pegou a cera de ori, para lhe dar o pensamento, o calor do corpo, a centelha da mente, o espírito. Pediu a Ile que enrijecesse o corpo e que o deixasse ligado à terra. E assim foi criado o primeiro e o início de todo ser vivo. O que Olodumare pretende é a evolução da espécie e o ser que ele criou não evoluía, então, Olodumare deixou a mensagem para o homem e em seguida ordenou a Orunmila que acabasse com a terra porque os seres que nela habitavam não evoluíam. Esses eventos constituíram a pré-história. A mensagem que Olodumare deixou é: “Eu errei. Portanto, diga aos homens que eles também poderão errar e que isto não é motivo de vergonha! Ele pediu novamente a Iku que descesse à Terra e trouxesse mais matéria-prima. Iku voltou e Olodumare pediu a cada Odu que participasse na criação desse ser vivo.
- O primeiro Odu, Ogbe, forneceu a respiracão, coluna vertebral, os ossos que são o sustentáculo do corpo, os vasos sanguíneos (menos o sangue) e o externo que é a sustentação do tórax.
- O segundo Odu, Oyeku, fez parte do cérebro, parte do esqueleto humano e o maxilar superior.
- O terceiro Odu, Iwori, concedeu as sobrancelhas, os cílios, a membrana dos olhos e a parte do crânio que segura os olhos.
- O quarto Odu, Odi, deu as nádegas. os órgãos genitais femininos, a garganta.
- O quinto Odu, Irosun, forneceu a menstruação feminina e parte do esqueleto.
- O sexto Odu, Oworin, deu os pés, as mãos, o estômago e parte dos intestinos.
- O sétimo Odu, Obará, deu parte do cérebro, os pulmões, os rins e as unhas dos dedos das mãos e dos pés.
- O oitavo Odu, Okanran, criou o aparelho urinário, a vesícula biliar, o sistema imunológico e parte das bactérias.
- O nono Odu, Ogundá, o pênis, testículos, a produção de esperma e os espermatozóides e a ereção.
- O décimo Odu, Osá, deu o sangue de todos os homens, os glóbulos vermelhos, os órgãos internos das mulheres, a abertura dos olhos, as amígdalas, os intestinos, as orelhas, as fossas nasais, os olhos, as pernas, os braços e todo o sistema circulatório e o coração.
- O décimo-primeiro Odu, Ika, os tecidos, os dedos, as costelas, as clavículas, isto é, todos os ossos da caixa torácica, o cordão umbilical.
- O décimo-segundo Odu, Oturupon, deu a evolução biológica do ser humano, a gordura, as coxas, parte do cérebro e o saco escrotal.
- O décimo-terceiro Odu, Oturá, a boca, forneceu parte do estômago, o fígado, a cabeça e nervos.
- O décimo-quarto Odu, Irete, forneceu a pele, musculatura das mãos, das pernas e o osso da mandíbula.